software-saas-serviço

SaaS – Software como Serviço

Software As A Service (software como serviço), é a ultima camada das ferramentas de Cloud Computing, onde o usuário tem acesso a aplicação disponibilizada na nuvem.

O fornecedor de Software SaaS se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação e confidencialidade dados) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço oferecido.

O software SaaS pode ser 100% web (utilizado via browser) ou pode ter alguma instalação local (como antivírus ou sistemas de backup). A sua característica principal é a não aquisição de licenças e a responsabilidade do fornecedor pela disponibilização do sistema em produção.

Benefícios do Software SaaS

Comparando com o modelo tradicional o qual o cliente adquire uma licença de uso e se responsabiliza pela instalação e manutenção em produção, podemos destacar as seguintes vantagens do modelo SaaS:

  • Não exige que o cliente crie uma estrutura e capacite os profissionais para manter o sistema funcionando, reduzindo o tempo em atividades que não estão ligadas ao negócio.
  • Permite uma abordagem gradual de implantação, podendo começar com poucos usuários e expandir conforme as demandas do negócio, uma forma segura, transparente e atrativa para adquirir novos serviços.
  • A implantação do SaaS não depende de equipe de TI e servidor no cliente, reduzindo assim o tempo e os custos de implantação.
  • A Recisão do serviço SaaS pode ser feita a qualquer momento, sem multas contratuais.

Modelo de cobrança do Software SaaS

  • Valor recorrente (geralmente mensal) proporcional ao número de usuários.
  • Importante notar que uma grande diferença em todos os casos do modelo tradicional é o pagamento ao longo do tempo pela utilização do serviço.