economia_verde2

O Mercado de Gestão Ambiental que não para!!!

Com a crescente preocupação sobre a conservação dos recursos naturais do planeta, redução de impactos ambientais provocados pelas indústrias, proteção das florestas, rios e animais, muitas empresas estão mudando sua maneira de pensar e realizar suas atividades.

A adoção de práticas sustentáveis e a redução de custos em materiais e matérias-primas está modificando o fluxo de trabalho de muitas profissões, ao mesmo tempo em que abre espaço para que outras possam crescer.

Uma das profissões que mais está se beneficiando com essa mudança de comportamento das pessoas e empresas é a de Gestão Ambiental. Vamos entender um pouco mais sobre a área.

 

O que faz um Gestor Ambiental?

O Gestor Ambiental é aquele que regula o uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avalia a conformidade legal, analisa o impacto ambiental, elabora laudos e pareceres, cria e implanta políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Se você optar pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, terá contato com disciplinas relacionadas à Química Ambiental, Direito e Legislação Ambiental, Finanças na Gestão Ambiental. Também terá aulas sobre Gestão de Qualidade do Ar, Educação Ambiental, Cidadania, Ética e Sustentabilidade, Liderança e Gestão de Pessoas, Licenciamento Ambiental, que o prepararão para o dia a dia da profissão e os desafios que podem surgir.

Por ter tanto um conhecimento teórico quanto prático, o Gestor Ambiental pode exercer diferentes funções em empresas, universidades, órgãos públicos, dentre outros lugares:

  • Avaliar conformidade legal de projetos ambientais.
  • Analisar o impacto ambiental de projetos.
  • Elaborar laudos e pareceres técnicos.
  • Regular o uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente.
  • Atuar na recuperação de áreas degradadas, com o acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental.
  • Planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico e avaliação de impacto ambiental.
  • Elaborar e implantar políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.
  • Propor medidas mitigadoras – corretivas e preventivas da área ambiental.

 

Como está o mercado de trabalho do Gestor Ambiental?

Como comentamos no início, devido à crescente preocupação das empresas em reduzir os impactos ambientais e preservar os recursos naturais de nosso planeta, o mercado na área ambiental está crescendo cada vez mais.

De acordo com matéria recente do Estadão, profissões voltadas para o segmento ambiental estão crescendo e se tornando mais importantes a cada dia, devido a algumas razões:

  1. Surgimento de novas tecnologias, que podem impactar negativamente o meio ambiente.
  2. Ocorrência de desastres naturais, como terremotos, tsunamis, deslizamentos, entre outros.
  3. Empresas estão cada vez mais interessadas em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
  4. O mercado busca por profissionais cada vez mais completos e que tenham uma visão tanto prática quanto técnica.
  5. Crescimento de discussões sobre impactos ambientais.

Tendo isso em vista, a formação do Gestor Ambiental o possibilita a ser um profissional completo e que pode propor soluções eficazes e atuar em diferentes frentes do mercado.

Fonte: UNISAL