o-que-faz-um-profissional-formado-em-processos-gerenciais

Conheça 5 benefícios na padronização de processos da sua empresa

Padronizar significa submeter um processo a um determinado modelo ou método. A padronização busca normatizar e organizar processos de trabalho a fim de aumentar a produtividade e efetivar os lucros, fazendo com que o produto atenda as expectativas de maneira mais simples, com menor custo e com a menor variação possível. Quando falamos de padronização de processos, estamos falando em uma forma de formalizar a produção, e isso não significa deixar de lado a criatividade e a flexibilidade e submeter os trabalhadores a normas rígidas ou rotinas monótonas.

O dono da empresa é o grande responsável pela implementação da padronização, mas é necessário que todas as pessoas envolvidas na organização se empenhem no processo, já que a padronização exige treinamento e dedicação. Quando aplicada a uma organização como um todo, a padronização de processos induz resultados visivelmente positivos, de ordem quantitativa e qualitativa, e isso tem feito com que esse método seja cada vez mais utilizado como um meio para se alcançar a redução de custos da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade. Quer saber mais sobre a importância da padronização de processo? Então confira abaixo cinco benefícios que esse método pode trazer para sua empresa:

Permite utilizar adequadamente os recursos disponíveis

Este é um benefício de ordem qualitativa e diz respeito a como os recursos adequados ao processo quando este é submetido a uma formalização na produção. Quando a padronização é aplicada, fica mais fácil entender onde os recursos são aplicados e de que forma eles podem ser utilizados de maneira mais efetiva, refletindo diretamente na redução do consumo de materiais, consequentemente, diminuindo o desperdício.

Beneficia a operacionalização do processo

Quando delegamos a uma equipe a operacionalização de um mesmo processo, essa equipe pode investir tempo e energia no aperfeiçoamento das suas técnicas. Uma vez que os procedimentos são definidos, fica mais simples desenvolver nas pessoas as habilidades necessárias para desenvolver as tarefas e a execução das tarefas conforme os padrões garante a manutenção dos resultados.

Isso significa que a empresa contará com profissionais mais capacitados para trabalhar em setores bem determinados. Também significa uma redução considerável no número de acidentes, maior controle de produtos e processos, maior controle de recursos, além da segurança dos equipamentos e possibilidade de melhoria contínua.

Aumento da produtividade

Com a padronização de processos é possível diminuir o tempo de produção, aperfeiçoar as técnicas de produção e diminuir os custos, e tudo isso culmina no aumento da produtividade, além do mais, a padronização de permite a previsibilidade do processo, bem como a manutenção do resultado, ou seja, é possível prever problemas e reduzir os danos, reduzindo também as perdas e e prejuízos na produção, além de manter a produção e estabilizar o processo quando os resultados estão satisfatórios.

 

Desenvolver a qualidade dos produtos

Com os processos de produção bem determinados fica mais fácil garantir a qualidade dos produtos. Na padronização de processos, todo o pessoal e todo o equipamento estão adequados para que o produto final atenda as expectativas do cliente da melhor forma possível, por isso a padronização é a melhor forma de atingir a qualidade total.

Obter o controle do processo

Nos processos de padronização, a condução dos processos está delegada às pessoas que os operam, sendo assim, cada um está responsável pelo que produz. Tendo consciência exatamente do que produz, cada pessoa tem maior controle sobre a qualidade dos produtos, resultando na qualidade e controle geral do serviço. Além do mais, a gerência fica liberada para se preocupar com a administração da produção e do controle final.

Em suma, o sistema de padronização traz inúmeros benefícios para a empresa e deve ser visto como algo pode ser interessante para todos: diretores, executantes, fornecedores e clientes. Caso você ainda tenha dúvidas ou gostaria de compartilhar sua opinião, deixe seu comentário e participe da conversa.

Fonte: checklistfacil