curso avaliação de risco a saúde humana com a planilha cetesb

Curso: Avaliação de Risco com a Planilha Cetesb

O treinamento tem como objetivo a apresentação e discussão dos fundamentos da avaliação de risco a saúde humana para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas, com o uso da planilha Cetesb, considerando uma abordagem alinhada com metodologias técnicas atuais e legislação ambiental aplicável, como:

  • Conceitos da coleta, avaliação e validação de dados ambientais para avaliação de risco.
  • Fundamentos para elaboração e avaliação de cenários de exposição, considerando características de fontes de contaminação, receptores humanos, caminhos de transporte e vias de ingresso associadas a projetos de áreas contaminadas. Soluções para identificação e caracterização receptores humanos.
  • Aplicação de modelos matemáticos para quantificação do risco e transporte de contaminantes em meio não saturado e saturado. Avaliação das equações e conceitos técnicos para quantificação e estabelecimento de meta de intervenção.
  • Definição de quesitos básicos para o desenvolvimento de Planos de Intervenção para reabilitação de área contaminadas com base nos resultados da avaliação de risco a saúde humana.
  • Alinhamento dos resultados de Projetos de Avaliação de Risco a Saúde Humana com legislações ambientais tais como: CONAMA 420, Lei 13.577/SP e decreto lei 59.263, DD 103/CETESB, entre outras
  • Desenvolvimento de estudos de casos reais com a utilização da Planilha de Cálculo de Avaliação de Risco desenvolvida pela CETESB.

DATA E LOCAL

São Paulo, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2016
Rio de Janeiro, nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2016
Curitiba, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2016

A QUEM SE DESTINA

Profissionais técnicos e especialistas ambientais atuantes no Gerenciamento de Áreas Contaminadas em empresas de consultoria e engenharia ambiental, órgãos públicos de controle ambiental, bem como profissionais de empresas responsáveis legais (industrias, minerações, distribuidoras, entre outros). Inscreva-se aqui

METODOLOGIA

Proporciona participação ativa dos alunos e condições de se especializarem, mediante aulas expositivas e atividades, como exercícios de fixação, aulas práticas, estudos de caso, discussões técnicas específicas, visando à identificação de conhecimentos teóricos, técnicas específicas, procedimentos e padrões, estratégias, tecnologias e processos atualizados sobre o tema.

Recurso audiovisual utilizado é baseado em apresentações técnicas específicas sobre o tema e vídeos de casos práticos durante a aula expositiva. Para as aulas a distância via internet estes recursos estão vinculados ao ambiente virtual desenvolvido especificamente para este curso.

carga horário: 24 horas

INVESTIMENTO

R$ 1.200,00

Inscreva-se

PROGRAMA:

  1. INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA
    1. Avaliação de Risco à Saúde Humana no Gerenciamento de Áreas Contaminadas
    2. Percepção de Risco
    3. Risco não Carcinogênico e Risco Carcinogênico
    4. Tomada de Decisão com Base no Risco
  2. COLETA, AVALIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE DADOS
    1. Fontes de Dados Ambientais para Avaliação de Risco
    2. Dados Relevantes para Avaliação de Risco
      1. Uso e Ocupação
      2. Fontes de Contaminação
      3. Caracterização do Meio Físico
      4. Contaminação no Solo
      5. Contaminação na Água Subterrânea
      6. Resultados Analíticos Laboratoriais
      7. Parâmetros Físico-Químicos
  3. AVALIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO
    1. Modelo Conceitual de Exposição
    2. Caracterização da Exposição
    3. Avaliação dos Cenários de Exposição
    4. Quantificação das Doses Teóricas de Ingresso
  4. ANÁLISE DE TOXICIDADE
    1. Efeitos Adversos à Saúde
    2. Risco não Carcinogênico & Estudos de Dose Resposta
    3. Risco Carcinogênico & Estudos de Dose Resposta
    4. Parâmetros Toxicológicos Utilizados na Avaliação de Risco
    5. Perfil Toxicológico de SQI
    6. Bancos de Dados com Fonte de Dados Toxicológicos
  5. CARACTERIZAÇÃO DO RISCO
    1. Cálculo do Risco não Carcinogênico
    2. Cálculo do risco Carcinogênico
    3. Caracterização e Gerenciamento do risco
    4. Avaliação de Incertezas
    5. Análise de Sensibilidades
  6. ESTABELECIMENTO DE CONCENTRAÇÕES META ACEITÁVEIS (CMA)
    1. Cálculo de Concentrações no Pontos de Exposição
    2. Modelamento Matemático para Cálculo dos Fatores de Atenuação
    3. Calculo das CMA por Cenário de Exposição
  7. UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA PLANILHA DE CALCULO DE AVALIAÇÃO DE RISCO CETESB

INSTRUTOR

Alexandre Maximiano é Mestre em Hidrogeologia pela Universidade de São Paulo (IGC-USP) na área de concentração meio ambiente, São Paulo (2001). Engenheiro Geólogo pela Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais (1995). MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo (2013) e doutorado do IGC-USP. Professor do programa de especialização em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Remediação do SENAC São Paulo. Professor convidado do programa de especialização em Gestão Ambiental da UNESP São Vicente. Consultor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

Diretor Técnico da empresa MONTEREY Tecnologia Ambiental. Possui experiência em gerenciamento de áreas contaminadas, atuando principalmente em projetos de investigação, avaliação de risco a saúde humana e remediação de áreas contaminadas desde 1995. Autor do Capítulo de Avaliação de Risco do Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da CETESB, um dos autores do livro Elaboração de Planos de Intervenção para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas e das planilhas de Avaliação de Risco e Metas de Remediação da CETESB-SP e FEAM-MG.

Inscreva-se